Diante de uma situação educacional, a
qual os alunos demonstram dificuldades em interpretar e assimilar os
conteúdos, elevando o índice de notas baixas, recuperações e
repetências, novas medidas metodológicas foram criadas.
O raciocínio lógico está ligado a
conceitos capazes de organizar e clarear as situações cotidianas,
preparando os jovens para circunstâncias mais complexas. De acordo com o
Construtivismo (Piaget), a Matemática ensinada através da imposição de
fórmulas, exercícios repetitivos e conceitos limitados, impossibilitam o
aprendizado, gerando alunos passivos, desinteressados e com falta de
criatividade.
A utilização do raciocínio lógico na
formação educacional de jovens gera pessoas criticas com senso
argumentativo, e é com essa característica que desenvolvemos alunos
capazes de criar, interpretar, responder e explicar situações problemas
envolvendo Matemática. A utilização desse recurso metodológico influi em
resultados positivos, contribuindo em três aspectos básicos: ler, escrever e resolver problemas. Esses que, após a sequência de estudos lógicos, passam a representar novas sistematizações: aprender a ler bem, aprender a escrever bem e aprender a resolver problemas matemáticos bem, de acordo com vários educadores que trabalham com a metodologia das atividades lógicas.
É necessário que se crie um momento
escolar para a utilização dos conceitos relacionados ao raciocínio
lógico, pois os inúmeros exames vestibulares nacionais, inclusive o novo
Enem, adotaram de forma concreta questões envolvendo respostas baseadas
em pensamentos lógicos matemáticos. O mercado de trabalho tem realizado
de forma crescente admissões nas quais o candidato é envolvido em
situações de raciocínio lógico. Dessa forma, a empresa procura verificar
o comportamento e ações perante situações cotidianas no ambiente
profissional.
Atualmente encontramos atividades
voltadas para o raciocínio lógico em livros específicos e apostilas de
concursos públicos, em jogos disponíveis na Internet, em jornais diários
e revistas semanais, entre outros lugares. Seria interessante que as
instituições escolares, independentemente de resoluções das Secretárias
ou Ministério da Educação, adotassem em suas grades curriculares horas
aulas semanais voltadas para o desenvolvimento dos conteúdos
relacionados ao raciocínio lógico.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/raciocinio-logico.htm
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