domingo, 4 de dezembro de 2011

PROJETO DE MÚSICA NA ESCOLA - MPB MISTURA DE RAÇAS E SONS



No trancorrer do ano letivo de 2011, foi trabalhado com as turmas do 5º ano do ensino fundamental o projeto "MPB MISTURA DE RAÇAS E SONS".


A Música Popular Brasileira (MPB), rica não apenas em sua diversidade de ritmos e gêneros, mas também nas suas muitas origens. Resultado da fusão de informações culturais de diversos povos e de várias épocas, é uma síntese do jeito de ser e pensar do brasileiro, principal resultado da miscigenação mais espetacular de que se têm notícias. No entanto, mesmo sendo aplaudida em outros países, a MPB é muitas vezes negligenciada pela mídia e pela indústria fonográfica, que parecem mais interessadas em criar e descartar valores artísticos e estéticos destinados ao consumo imediato das massas, sem maiores consequências.
No momento em que se fala em tornar o ensino de música novamente obrigatório nas escolas do país, nos propomos a elaborar o projeto "  MPB MISTURA DE RAÇAS E SONS",  procurando levar ao conhecimento de nossos alunos a origem e a diversidade da nossa música.

OBJETIVOS

- Ampliar o conhecimento dos aluno sobre a cultura e a formação nacional.

- Estabelecer relações entre cultura e história, música e sociedade, melodia e letra.

- Conhecer a diversidade étnica no Brasil e a importância da mistura de raças e da troca de informações culturais.

- Reconhecer o papel de fundamental importância do elemento negro na cultura nacional, sem desvalorizar a influência indígena, branca e árabe na amálgama dos ritmos nacionais.

- Compreender a evolução da música brasileira como reflexo do processo histórico.

- Perceber a riqueza do patrimônio cultural brasileiro e sua importância no contexto internacional, já que a MPB é reconhecida e aplaudida em diversos países.

- Observar a música como principal expressão do modo de ser do brasileiro, com destaque para o samba, que se funde com diversos ritmos para gerar subgêneros musicais não menos importantes, como o samba-enredo, o samba-rock e o samba-rap, por exemplo.

- Avaliar e dimensionar a importância de movimentos como a bossa nova, a jovem guarda, o tropicalismo, o Clube da Esquina e a canção de protesto no comportamento da juventude e nas mudanças políticas ocorridas no país.

- Perceber o parentesco da MPB com gêneros estrangeiros: o choro e o jazz, o samba e a música do Caribe, a moda de viola e o blues, a valsa e a modinha etc.

- Valorizar a produção e estimular o talento artístico dos alunos.

 Desenvolvimento do projeto
Foram desenvolvidas diversas atividades no transcorrer do ano, em sala de aula, no laboratório de informática e na biblioteca da escola, onde os alunos puderam, por meio de pesquisas, elaborar a história da música, sua relação com momentos históricos e sua origem.
No laboratório de informatica eles puderam conhecer os diversos instrumentos musicais e seus sons.Puderam perceber a notas musicais e pesquisar músicas na net.



 


Apresentação do projeto em 25/11/2011

O projeto foi apresentado com leitura das diversas fases da música brasileira, conforme a linha de tempo, seguida do coral formado pelos alunos, cantando as músicas
NO INÍCIO DOS TEMPOS, A MÚSICA ESTAVA LIGADA A RITUAIS RELIGIOSOS DE SACRIFÍCIO. OS PRIMEIROS INSTRUMENTOS FORAM A FLAUTA FEITA DE OSSOS, AS CORNETAS DE CHIFRES DE ANIMAIS, TAMBORES DE PELE ETC.


OS POVOS UTILIZAVAM O CANTO, A DANÇA E OS RÍTMOS NOS MOMENTOS DE TRABALHO, ALEGRIA E LOUVOR.

MUITOS SÃO OS RÍTMOS MUSICAIS. A GENTE PODE VER NA LINHA DE TEMPO.

MAS NÓS VAMOS COMEÇAR A NOSSA HISTÓRIA DA MÚSICA, POR UM DOS RÍTMOS MUITO IMPORTANTE PARA A NOSSA MÚSICA BRASILEIRA, ”O CHORO”...


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