quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sugestão de jogo para sala de aula




Jogo Adivinhe a Multiplicação


Organização da classe: em trio

Recursos necessário: Todas as cartas do baralho, exceto damas, reis e valetes.

Meta: Conseguir juntar maior pares possível.

Peça a algum aluno para ler as regras do jogo

Regras:

1- Esse é um jogo para trios, havendo dois jogadores r um juiz. Os alunos decidem quem será o juiz.
2- O juiz embaralha e dá a metade das cartas para cada jogador. Nenhum jogador vê as cartas que tem.
3- Os dois jogadores que receberem as cartas sentam-se um em frente do outro, cada um segurando seu monte de cartas viradas para baixo. O terceiro jogador fica de frente para os dois jogadores, de modo que possa ver o rosto dos dois.
4- A um sinal do juiz, os dois jogadores pegam a carta de cima de seus respectivos montes e falam “Adivinhe”, segurando-as perto de seus rostos de maneira que possam ver somente a carta do adversário.
5- O juiz usa os dois números à mostra e diz o produto. Cada jogador tenta deduzir o número da própria carta apenas olhando a carta do adversário e conhecendo o produto falado pelo juiz. Por exemplo, um jogador viu um 6, e o outro viu um 5 e o produto dito pelo juiz foi 30. O jogador, para levar as duas cartas, deve dizer 6 e 5 ou 5 e 6.
6- O jogador que disser primeiro o número o número das duas cartas fica com elas.
7- O jogo acaba quando as cartas acabarem.
8- Ganha o jogador que tiver mais pares de cartas no final do jogo.

No jogo os alunos aprendem a relacionar os fatores da multiplicação ao produto entre eles, desenvolvem estratégias de cálculo mental e podem refletir melhor a respeito do seu desempenho no conhecimento das tabuadas de multiplicação.
Utilize o jogo inicialmente sem informar antes os seus alunos, deixando que eles percebam suas próprias dificuldades com a tabuada. Propõe a seguir um novo jogo, já previamente avisado, ressaltando o tempo disponível que terão para estudar a tabuada.
Solicite que façam uma avaliação do jogo, anotando as maiores dificuldades.

Fonte: Cadernos de Mathema
            Jogos de matemática de 1º ao 5º ano
            Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrícia Cândido


2 comentários:

  1. Atividade ótima para que os professores trabalhem a matemática de forma criativa com seus alunos.
    Estou postando no Blog do DID como dica.

    Um abraço
    Tatiana Maciel

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Lúcia!

    Como sempre, suas dicas para trabalhar com matemática são muito interessantes.

    É muito importante trabalhar a lógica e de maneira interativa, ainda melhor!!!


    Abraços,

    Sandra Viana

    ResponderExcluir